terça-feira, 29 de junho de 2010

Quem foi anchieta?


José de Anchieta nasceu em São Cristóvão da Laguna, a terceira cidade do arquipélago,
em 19 de março de 1534. Era o terceiro filho do segundo casamento de Dona Mência Dias de Clavijo y Llerena,
cujos antepassados tinham sido conquistadores da ilha.
Seu pai, Juan López de Anchieta, nascido em Urrestilla, na província de Guipúzcoa, do país basco espanhol, era um fidalgo que, tendo participado de uma rebelião em 1522, fora condenado à morte.
Entretanto, recebeu anistia graças à intervenção do duque de Nájera e vice - rei de Navarra, D. Antônio Manrique de LAra, e de um parente seu, Inácio de Loyola, fidalgo e oficial do exército espanhol que, mais tarde, trocaria as armas pela religião, tornando-se o fundador da ordem dos jesuítas.
Os Loyola e os Anchieta moravam em povoados vizinhos e se aparentavam entre si.
José de Anchieta teve uma infância tranquila. Em sua própria casa, conforme costume da época, recebeu as primeiras letras.
Posteriormente frequentou a escola dos padres dominicanos, onde completou os cursos elementares, destacando-se no estudo da gramática latina.
Aos 14 anos, em companhia de um irmão mais velho, seguiu para a cidade de Coimbra, em Portugal, onde continuou os estudos, matriculando-se no Real colégio das Artes, fundado pelo rei D. João III.
Ali aprofundou seus conhecimentos de latim, exibindo grande facilidade em fazer versos nessa língua. Estudou ainda as disciplinas do curso de humanidades da época, como retórica e dialética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário